Fale com GEO Fale com GEO

Entenda a força que a capacitação de colaboradores tem sobre o crescimento de uma empresa.

17 de junho de 2022

Como já diziam as sábias palavras de Henry Ford “Pior que treinar um funcionário e ver ele sair, é não treinar um funcionário e ver ele ficar”.

Já passou da hora das indústrias acabarem com o pensamento de que treinar seus funcionários representa um risco para as mesmas.

Uma empresa é formada por diversos setores e colaboradores os quais são os grandes responsáveis por fazerem com que a empresa cresça e alcance todos os resultados e metas desejados.

Tendo esse ponto de vista como base, é fato que: quanto mais os funcionários são capacitados e treinados, mais eles tendem a contribuir com a evolução da empresa em que atuam, vamos te explicar o porquê.

Por que a capacitação de funcionários é tão importante em uma empresa?

Quando somos bem acolhidos em determinado lugar, temos vontade de permanecer nele, não é mesmo?

Da mesma forma funciona em uma empresa.

O treinamento e capacitação profissional, são responsáveis por preparar os colaboradores para as mais diversas situações que podem surgir em seu cotidiano, além de contribuir fortemente para o aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas habilidades e competências, desde as que são consideradas técnicas, até mesmo as emocionais.

Além disso, quando você investe em conhecimento e aperfeiçoamento para a sua equipe, você está contribuindo não só com a carreira de seus colaboradores, mas também, com o crescimento da sua empresa, pois as habilidades desenvolvidas serão capazes de fazer com que seus funcionários solucionem os mais diversos tipos de problemas e situações.

Indústrias que são assombradas pelo medo de perderem seus funcionários após os capacitarem, devem começar a pensar “Quem são as pessoas que representam a minha empresa no momento atual?” para que assim, comecem a ter ciência que essas são as pessoas responsáveis pelo crescimento diário do seu negócio, e que, quanto mais valorizadas e capacitadas elas forem, mais elas terão orgulho de fazer parte do seu time, levando o nome da empresa adiante e fazendo de tudo para crescer de mãos dadas com ela.

Quais vantagens o treinamento dos meus funcionários proporciona para a minha empresa?

Uma empresa que não investe em seus funcionários está fadada à estagnação, à mesmice.

Educar seus funcionários e estabelecer em sua empresa uma cultura na qual a busca de conhecimento é imprescindível traz para seus colaboradores novos desafios, novas experiências, novas descobertas, novas mudanças e novas habilidades que dão muito “gás” para seu time ir em busca de resultados.

Ninguém gosta de estagnar. A maioria das pessoas buscam por empresas que dão valor a seus funcionários e proporcionam oportunidades de crescimento.

Por isso, quando uma empresa investe fortemente em treinamento e capacitação, ela está garantindo as seguintes vantagens:

  • Retenção de talentos: Como já havíamos dito acima, a capacitação permite que seus funcionários descubram novas habilidades e competências. Quando um funcionário reconhece o esforço da empresa para torná-lo um especialista no que faz, isso automaticamente diminui os desejos dele de procurar por outro ambiente de trabalho e aumenta a vontade de crescer profissionalmente dentro da empresa. Assim, a cultura do recrutamento interno se fortalece cada vez mais, fazendo com que colaboradores e empresa saiam ganhando.

  • Fortalecimento de autoridade da empresa: Quando uma empresa proporciona a seus funcionários um ambiente de trabalho diferente das demais empresas, o qual inclua uma boa socialização, benefícios, capacitação, treinamento, flexibilidade, eles passam a levar o nome da empresa adiante, o que fortalece cada vez mais a autoridade que ela possui e a torna um ambiente de trabalho desejado até mesmo por pessoas que não fazem parte da equipe.

  • Crescimento expressivo: Quanto mais colaboradores capacitados uma empresa possui, maiores são as suas chances de crescimento. Se uma pessoa, quando treinada, pode desenvolver habilidades que são capazes de multiplicar a sua produtividade e resultados, um time inteiro que recebeu treinamento, com toda certeza será capaz de levar a empresa a alcançar objetivos desejados em um curto período de tempo.

  • Aumento de produtividade: Com os conhecimentos, técnicas e habilidades adquiridas e desenvolvidas, os funcionários poderão aumentar sua produtividade, pois saberão realizar um melhor uso do seu tempo, sendo capazes de realizar as demandas necessárias com mais rapidez, eficácia e inteligência.

  • Redução de custos: A capacitação de funcionários jamais será um custo, mas sim um investimento. Ela pode agir como redutora de muitos custos de determinada organização. Profissionais treinados podem facilmente resolver problemas utilizando os conhecimentos adquiridos, os quais, se fossem resolvidos por pessoas que não tivessem competência o suficiente, acabariam gerando custos de mão de obra para a empresa.

  • Sentimento de valorização: Quanto mais nos sentimos importantes e valorizados, mais ânimo e disposição colocamos em tudo aquilo que fazemos. Funcionários que se sentem valorizados tendem a desempenhar suas tarefas com muito mais dedicação e agilidade, pois enxergam que a empresa realmente não os veem somente como “apenas mais um”.

Essas são apenas algumas das muitas vantagens que a capacitação proporciona a uma empresa.

A experiência que uma Indústria proporciona a seus funcionários define a maneira pela qual ela será vista mundo afora.

Preste atenção nas parcerias que a sua empresa negocia!

É muito importante que uma cultura de capacitação faça parte dos valores da sua empresa.

Certifique-se de que possui parcerias com empresas que também se preocupam com conhecimento e capacitação de funcionários e clientes, afinal, irão refletir nos resultados da sua indústria, sendo assim, procure por parceiros que conscientemente se preocupam com o aprendizado de seus times e clientes.

“Treinar os colaboradores não é um privilégio das empresas mais ricas, mas sim uma estratégia das empresas inteligentes.”. Thiago Tombini

Treine seus funcionários e alcance crescimento e autoridade. Não os treine e o efeito será estagnação ou até mesmo, falência.

Publicado por Julia Albano


Receber mais dicas e materiais exclusivos...

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa Política de Privacidade