O setor calçadista começou a atuar no Brasil durante o século XIX, no Rio Grande do Sul, em 1824. Os alemães trouxeram de sua terra natal os primeiros calçados, feitos com sobras de couro e outros materiais mais rústicos.
A produção de calçados cresceu ao longo do tempo, principalmente por conta da demanda de produtos na época, que era muito causada pelos conflitos que ocorriam no país. Junto com o setor de costura, o segmento se desenvolveu bastante no fim do século XIX e passou a ser um dos primeiros exportadores de produtos do país.
No Vale dos Sinos, berço do setor calçadista no Brasil, existe atualmente toda uma linha de produção, onde funciona o centro das exportações de calçados no país. O setor é impulsionado e regulado por meio do trabalho da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). A entidade é a principal representante comercial do setor de calçados no Brasil.
Além do grande número de vendas no território nacional, o setor calçadista é importante no que diz respeito às exportações, e por isso tem como um de seus pilares a promoção internacional de seus produtos.